Vencedores

MELHOR TRABALHO SIMEA 2017

TESTE E CERTIFICAÇÃO DE EMISSÕES DE VEÍCULOS: DETECÇÃO DE DISPOSITIVOS INDESEJÁVEIS

 

 

Tema: Emissões, Inspeção Técnica Veicular

Autores:

Fabio Cardinale Branco

EnvironMentality

Gabriel Murgel Branco

EnvironMentality

 

 

RESUMO:

A recente discussão sobre a desconformidade ambiental de veículos, conhecida como “dieselgate”, exige novos critérios para avaliar o comportamento do motor em tráfego real e em ciclos padrão. Esta comparação demonstrará a existência de viés ou de diferentes comportamentos em dinamômetro e no uso normal, o que caracteriza um dispositivo indesejável. A certificação de tipo requer testes de veículos sob condução estatisticamente representativa do tráfego real, oficialmente estabelecido no ciclo de condução padrão. No entanto, a gestão eletrônica do veículo otimiza a calibração para cada estilo de condução do cliente, bem como ao ensaio, prejudicando a representatividade do próprio veículo de teste. Medir emissões de escape e registrar os parâmetros operacionais do motor lidos na CAN são a chave para testesem rotas reais, desde que se verifique estatisticamente a representatividade do movimentono ensaio. Parâmetros do motor e emissões instantâneas são analisados para identificar semelhanças em suas distribuições estatísticas no ciclo padrão e na rua. Com os dados de várias rotas, recria-se o mapa do motor e as médias de emissão e consumo de combustível no ciclo padrão, a partir de dados de tráfego real.

 

MENÇÕES HONROSAS

Analysis of Higher Compression Ratio use for wet Ethanol through Heat Release Analysis

Rafael Lago Sari
Universidade Federal de Santa Maria

Macklini Dalla Nora
Universidade Federal de Santa Maria

Mario Martins
Universidade Federal de Santa Maria

Henrique Junior Enzweiler
Universidade Federal de Santa Maria

Diego Golke
Universidade Federal de Santa Maria

Kelvin Jean Freitas dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria

FORMAÇÃO DE OZÔNIO TROPOSFÉRICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Fabiola Dayane Netto
Institutos Lactec

Luiz Carlos Daemme
Institutos Lactec

Renato de Arruda Penteado Neto
Institutos Lactec

Sergio Machado Correa
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Victor de Cerjat Beltrão
Institutos Lactec

Vinícius Corcini Batista da Silva
Institutos Lactec

INFLUÊNCIA DE SISTEMA DE VENTILAÇÃO PERSONALIZADA INSTALADO NA POLTRONA NA DISPERSÃO DE PARTÍCULAS EXPIRATÓRIAS EM CABINE DE AERONAVE: RESULTADOS FINAIS

Paulo Rogério Celline
Escola Politécnica da USP

Douglas Fabichak Junior
Escola Politécnica da USP

Arlindo Tribess
Escola Politécnica da USP

Structural development and re-design of the sugar cane Harvester.

Rômulo Reis
Smarttech

Gabriel Gueller
Smarttech

Mariana Batista
Smarttech

AVALIAÇÃO TRIBOLÓGICA DO PAR VÁLVULA E SEDE DE VÁLVULA DE ADMISSÃO DE UM MOTOR CICLO DIESEL EM CONDIÇÕES REAIS DE FUNCIONAMENTO

Luciano T. B. Penhalbel
Navistar

Marina Fuser Pillis
IPEN

Ethanol to Improve the Fuel Conversion Efficiency of S.I. Engines in the Brazilian Market

Paulo César de Ferreira Gomes
Robert Bosch

Carlos Fernando Mendes
Robert Bosch

Erwin Karl Franieck
Robert Bosch

Gustavo Santos Lopes
Robert Bosch

Alysson Fernandes Teixeira
Robert Bosch

José Guilherme Coelho Baeta
Universidade Federal de Minas Gerais

Two-stroke operation in a four-valve direct injection engine fuelled with gasoline and ethanol

Macklini Dalla Nora
Universidade Federal de Santa Maria

Lucas Donadel Ribeiro
Universidade Federal de Santa Maria

Rafael Lago Sari
Universidade Federal de Santa Maria

Mario Martins
Universidade Federal de Santa Maria

Hua Zhao
BRUNEL

Thompson Diórdinis Metzka Lanzanova
BRUNEL

Integração de ferramentas do Design Thinking e da TRIZ na fase conceitual de um processo de desenvolvimento de um novo produto na indústria automotiva.

Ricardo Henrique Silva
Escola Politécnica da USP

Paulo Carlos Kaminski
Escola Politécnica da USP

INCREASE OF ENGINE AIR FILTER ELEMENTS SERVICE INTERVAL FOR MEDIUM AND HEAVY DUTY VEHICLES BY MEANS OF AIR INDUCTION SYSTEM DESIGN OPTIMIZATION.

Alexandre Luchesi de Almeida
MAHLE

Edson Valdomiro de Azevedo
MAHLE

Fernando Jun Yoshinov
MAHLE

Marcos Jose Dantas de Oliveira
MAHLE

Wagner Roberto da Silva Trindade
MAHLE

RANKING TECNOLÓGICO
Participação por Empresa – 59 Trabalhos Aprovados

Ordem

Trabalhos (cada)

Empresa / Universidade (autor principal) - (Participação Total)

10 Poli-USP
5 Univ. Fed. de Minas Gerais
4 MAHLE Metal Leve; Robert Bosch Ltda
3 MWM International
2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; SMARTTECH; UNICAMP; Univ. Fed. de Santa Maria; Univ. Fed. do Rio de Janeiro
1 ARTEB; Avante Engenharia e Consultoria Ltda; CAAR Pesquisa e Engenharia Ltda; Centro Universitário da FEI - FEI; CETESB; Consultor; Eaton; EnvironMentality; ESEG; General Motors; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Instituto Mauá de Tecnologia; Ipiranga Produtos de Petroleo S.A.; ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica; LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento; MAHLE Behr; MAN Latin America; Rehder Consultoria; Scania Latin America Ltda; Umicore Brasil Ltda; Univ. Fed. do ABC; Univ. Fed. do Rio Grande do Sul; Univ. Presbiteriana Mackenzie; USP - Campus Leste

Fale conosco

AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Rua Salvador Correia, 80 – Aclimação – São Paulo – SP – 04109-070

Tel/Fax: 11 5908 4043

eventos@aea.org.br
www.aea.org.br