Vencedores 2023
VENCEDOR MELHOR TRABALHO TÉCNICO SIMEA 2023
Tema: Emissões e Poluentes Veiculares
Trabalho: Análise da Demanda Energética para Reciclagem de Baterias de Veículos Elétricos Através de um Processo Hidrometalurgico Flexível
Autores: Luciana Assis Gobo, Andre Ferrarese, Elio Kumoto, Rafael Obara da TUPY e Amilton Barbosa Botelho Junior, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise C. R. Espinosa da Universidade de São Paulo.
Resumo: A descarbonização do setor de transportes através da eletrificação é limitada se considerarmos o ciclo de vida das baterias de íon-lítio desde a manufatura até o descarte. Tais baterias, ao chegar ao fim da vida útil, devem ser recicladas pois, ao recuperar estes metais críticos, aumenta a circularidade dos materiais e a produção de baterias novamente, além de diminuir a emissão de CO2 e os impactos associados às atividades de mineração. Atualmente os processos de reciclagem utilizam técnicas de pirometalurgia empregando alta temperatura, elevado consumo energético e maior emissão de CO2. A hidrometalurgia tem se destacado como um processo promissor para a reciclagem de baterias, com elevada eficiência, emprego de baixas temperaturas, menor emissão e menor consumo de energia. O presente trabalho objetiva analisar a demanda energética e o rendimento de materiais reciclados através do processo hidrometalurgico desenvolvido, uma vez que este visa minimizar a emissão de resíduos na natureza com um processo flexível para reciclagem de baterias de íon-lítio. Foram processados diferentes tipos de baterias, a separação física e lixiviação recuperaram mais de 90% dos minerais de interesse com uma redução de consumo energético de até 65% em comparação com as técnicas pirometalúrgicas.
MENÇÕES HONROSAS
Tema: Combustíveis e Lubrificantes Convencionais e Alternativos
Trabalho: Influência do Teor de Enxofre da Gasolina Brasileira nas Emissões Veiculares de Poluentes Legislados
Autores: Rogério Nascimento de Carvalho, Guilherme Bastos Machado, Katia Moniz da Silva, Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo, Pedro Caffaro Vicentini da Petrobas e Leonardo Pedreira Pereira e Sergio Leal Braga da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Tema: Eletrônica e Software Veicular
Trabalho: Adaptando seu Feeling? Novas Experiências com o Sistema e Freio
Autores: Bruno Cesar Savioli Fischer, Bruno Romão e Emerson Batagini – Robert Bosch
Tema: Emissões e Poluentes Veiculares
Trabalho: A Influência do Sistema de Frenagem a Vácuo na Eficiência Energética Veicular
Autores: Bruno Romão, Emerson Batagini, Bruno Cesar Savioli Fischer e Thiago Franceschini Mecatti – Robert Bosch
Trabalho: Estudo Comparativo do Fator de Deterioração e sua Tendência por Durabilidade Real dos Veículos em Diferentes Ciclos de Condução, SRC-LECV e AMA
Autores: Raphael Sedano, Marcelo Jorge da Costa Ribeiro e Azevedo, Rodrigo Okamoto Rivelino, Evandro Streiling Filho, Monica Higuchi Rosa e Eduardo Missao Sambuichi – Yamaha Motor
Tema: Gerenciamento de Energia e Powertrain Avançados
Trabalho: Desenvolvimento de um Carregador Bidirecional para Veículos Eletrificados – Microgeração Distribuída
Autores: Ariston Vinícius Pimentel Aarão, Luis Fernando Barreto de Godoi, Bernardo Pelliciari, Eugenio Coelho, Vincent Bigliardi, Frederico Falcão Weissinger e Wagner de Camargo Orlof – AVL
Tema: Manufatura, Materiais e Mitigação de Peso Embarcado
Trabalho: Manufatura Aditiva e a Simulação Computacional: Uma Revisão das Tecnologias e Aplicações Integradas.
Autores: Wesley Vinícius Domingues, Rodrigo Pulido Arce e Luciano Rafael Hansel Frose – Robert Bosch
Tema: Segurança Passiva e Integral
Trabalho: Otimização Robusta de Flange de Módulo de Combustível Visando Falha Segura
Autores: Luciano Rafael Hansel Frose, Rafael Almeida, Gustavo Mestriner, José Tobias Junior da Robert Bosch e Marco Antônio Luersen da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Tema: Transformação Digital
Trabalho: Machine Learning: Algoritmos Supervisionados e Aplicação para a Predição da Eficiência Energética de Veículos
Autores: Pedro Gonçalves Venancio e Estela Mari Ricetti Bueno – MAHLE