MELHOR TRABALHO
SIMEA 2019
Impacto nas emissões reguladas e não reguladas na regeneração de um filtro de partículas (DPF) em veículo comercial leve do ciclo Diesel
O desenvolvimento de motores, combustíveis e sistemas de controle das emissões veiculares está diretamente ligado às imposições da legislação. No Brasil a regulamentação das emissões veiculares iniciou em 1986 com a criação do PROCONVE, que implantou um cronograma para sua redução. Para os veículos comerciais leves do ciclo Diesel a maior redução nesses limites ocorreu na passagem da fase L4 para L6 (atual fase). Com a redução acentuada das emissões foram necessárias novas tecnologias de motores, softwares de controle e implantação de sistemas de pós-tratamento. Para os veículos do ciclo Diesel as emissões de NOx e material particulado são majoritárias e de controle mais difícil. Nesse cenário, ganham relevância tecnologias de pós-tratamento como uso de filtros de partículas (DPF) para redução da emissão de partículas. Essa tecnologia consiste em reter as emissões de partículas e, por diferentes estratégias reduzi-las, regenerando o filtro. Algumas dessas estratégias alteram o funcionamento do motor ocasionando alterações nas emissões de outros compostos. O presente artigo tem por objetivo apresentar as alterações nas emissões de um veículo comercial leve do ciclo Diesel durante a regeneração de um sistema DPF simulando a utilização em percursos puramente urbanos em dinamômetro.
Tema:
Emissões, Inspeção Técnica Veicular
Autores:
Luiz Carlos Daemme
Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento Ensaios e Análises Laboratoriais
Renato de Arruda
Penteado Neto
Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento SM
Marcelo Risso Errera
Universidade Federal do Paraná
Sergio Machado Correa
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fatima Maria Zanon Zotin
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Menções Honrosas
Tema: Combustíveis, Biocombustíveis e Lubrificantes e Aditivos
Autores:
- Alex Restani Siegle, UNICAMP
- Yuzo Iano, UNICAMP
- Maria Carolina de Barros Grassi, UNICAMP
- Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, MACKENZIE
Tema: Emissões, Inspeção Técnica Veicular
Autores:
- Graciela Arbilla, UFRJ
- Cleyton Martins da Silva, UFRJ
- Bruno Siciliano, UFRJ
- Pedro Caffaro Vicentini, PETROBRAS
- Luciana Neves Loureiro, PETROBRAS
- José Claudino Almeida, SENAI
- Luiz Carlos Daemme, LACTEC
Tema: Ensaios e Simulações
Autores:
- Filipe Fabian Buscariolo, USP
- Julio Cesar Lelis Alves, USP
- Leonardo Jose Della Volpe, GMNA
- Flávio Koiti Maruyama, UFABC
- Felipe Costa Magazoni , THERMAX
Autores:
- Davi Machado Cury, SIEMENS
- Fernando Henrique Nardelli, SIEMENS
- André de Oliveira, SIEMENS
Tema: Materiais e Reciclagem
Autores:
- Wilson Luiz Guesser, UDESC
- Ângelo Carlos Gamba, Tupy
- Carlos Souza Cabezas, Tupy
Tema: Motores e Transmissões
Autores:
- André Vinicius Oliveira Maggio, USP
- Marco Isola Naufal, IPT
- Marcos Henrique Carvalho, USP
- Armando Antonio Maria Laganá, USP
- Joao Francisco Justo, USP
- Angelo Maggio Neto, USP
Tema: Projeto e Tecnologia do Veículo
Autores:
- André Pelisser Cavalcante Souza, ETAS
- Wilhelm Andriessen Vatanabe, USP
- Alexandre Massayuki Kawamoto, ETAS
- Victor Lyra Namba, USP
Tema: Segurança Veicular
Autor:
- Carlos Alberto Leite de Moura, ARTEB